Kamishibai - teatro de papel



Quem segue este blog  sabe que eu adoro todo o universo das histórias, contos e livros.
Ando sempre a pesquisar mais sobre o tema e de quando em vez lá descubro alguma coisa nova que me faz suspirar.
Foi o caso dos Kamishibai.
Na verdade não sei se nunca os tinha visto, ou se simplesmente não lhes tinha prestado atenção. Numa das minhas recentes pesquisas sobre contadores de histórias, encontrei esta  arte milenar japonesa de contar histórias - os kamishibai - que querem dizer, literalmente, teatro de papel.
São pequenos teatros de madeira, que revelam cartões onde as ilustrações ganham maior importância. Combina na perfeição o aspecto visual atraente para as crianças, com a narração oral.
A sua origem mais remota vai até aos templos budistas onde os monges utilizavam esta técnica para passar ensinamentos morais. Acabou por se tornar popular na altura da crise do sec XII, quando o desemprego assombrou o Japão. Alguns pais de família, tentando ganhar dinheiro para sustentar as suas famílias instalaram estes pequenos teatros de papel em bicicletas que pedalavam pelas ruas contando histórias e aproveitando o momento para vender doces aos espectadores que se juntavam à sua volta.
Adorei esta história, a ideia de que os contos e estes pequenos teatros ajudaram famílias a ultrapassar a crise e momentos menos fáceis.
Estranhamente, aqui em Portugal são quase desconhecidos mas actualmente são muito utilizados em Espanha e França como ferramenta de promoção da leitura e da escrita de uma forma mais artística, criativa e lúdica.
É claro que não iria descansar enquanto não tivesse o meu próprio Kamishibai, e felizmente encontrei o meu na Ludicenter (aquela loja fabulosa de que sou mais que fã e de onde me chegam sempre imensos jogos e materiais diferentes que surpreendem tanto crianças como adultos).
Mais difícil é encontrar as histórias já prontas a usar, mas sinceramente, também acho que a graça é cada um fazer os seus cartões e contar as histórias à sua maneira.
Já estou a terminar a primeira história para o meu teatro de papel e prometo mostrar tudo brevemente!






Comentários

Mensagens populares